quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Jogo da Lata Certa


Público Alvo: 4ª e 5ª série do ensino fundamental


Obegetivo geral:

  • Oferecer aos alunos uma forma dinâmica divertida e prazerosa de aprender e a cuidar do meio ambiente, usando a web como apoio possibilitando o aprendizado.

Obejetivos Específicos:

  • Pesquisar no site http://senna.globo.com/senninha todos os jogos disponibilizados para que aprendam brincando.
  • Dispor aos alunos a ferramenta para que explorem através do jogo da Lata Certa os vários meios de cuidar do meio ambiente fazendo a coleta de forma adequada, onde colocar os vidros, papéis, metais, plástico entre outros.
  • Ensiná-los e auxiliá-los diante das possíveis dificuldades que poderão surgir no ato de jogar e fazer o uso do computador.
  • Orientá-los de que para poder começar o jogo basta clicar em "jogo" que aparecerá todos os tipos de joguinhos então deve-se escolher jogo da lata certa, e começar a brincadeira cuidando qual o lixo que esta sendo mostrado e com ajuda das setas, direcionar na cesta a qual indica onde por aquele tipo de lixo exemplo: se papel, clicar na lata do papel, se vidro, clicar na lata de vidro e assim sucessivamente. Observação: A recompensa da coleta adequada é ganho de pontos e passar de fazes, quem conseguir colher todos os lixos corretamente esta preparado para deixar o meio ambiente saudável, bonito e acolhedor.

Desenvolvimento: Antes de levar os alunos a sala de informática, convidá-los a observar o espaço físico da escola comentar e explicar dos cuidados que devemos ter com o meio em que vivemos, questioná-los de como se comportam diante da situação, ou seja, se tem o hábito de cuidar e selecionar os lixos em suas casas ou em momento de lazer em outro ambiente de maneira correta, porque devem fazê-lo, quais serão as consequências que poderão surgir se não preservar o nosso planeta.

  • Recursos Disponíveis: Sala de informática, conectada a Internet, tempo para que a aula aconteça com qualidade.

Como Trabalhar em Sala de aula: Ao retornarem para a sala de aula e voltarem a calma, sugerir que comentem sobre o que aprenderam, se foi interessante e válida a aula extra classe, logo a pós, pedir para que façam algumas atividades ilustrando através de desenhos, como fazer a coleta de lixos, como selecionar, desenhando um ambiente limpo e outro sujo comentar sobre as diferenças e o porque dos cuidados, depois de feito, expor no mural da escola para que se possa conscientizar os demais alunos a importância de vivermos em harmonia com o nosso espaço servindo também, como forma de avaliá-los.

Um comentário:

  1. Oi! Gostei muito do seu blog também, está bem interessante e bastante diversificado. Bjs.

    ResponderExcluir