sábado, 14 de novembro de 2009

Educação humanista Inovadora

Percebemos com o passar dos anos, muitas mudanças, inovações e a grande razão destas, é o crescimento tecnológico que vem revolucionando a cada dia. A educação a distância é prova que tudo muda e que devemos aceitar, nos acostumando e perceber isto como uma realidade inovadora e moderna nos dias atuais. Com ajuda da Internet podemos estudar interagindo com os demais colegas mesmo que longe do ponto de vista espaço geografico, mas de perto pela aproximação e conexão tecnológica podendo aprender, trocar ideias e construir o próprio conhecimento, no mesmo tempo que estuamos as teorias, passamos também a fazer o uso das informações e dominarmos as ferramentas oferecidas pelo processo tecnológico. Com o estudo a distância teremos a mesma qualidade de ensino sem precisarmos estar em uma sala de aula, fazendo e organizando horário de estudo, sabemos que se deve ter responsabilidade, autonomia construindo o próprio crescimento no que tange a aprendizagem, o cuidado que se deve ter é que não se pode deixar de conviver com as pessoas até porque somos seres que dependem do convívio social, pois, não vivemos izolados a máquina não substitui o homem, serve sim, como apoio. As escolas devem ser mais flexíveis buscar soluções para que se possa trazer para as salas de aula a realidade virtual, os professores tem muito a ganhar porque terão como organizar sua atividades, seu currículo anual, acompanhar o desempenho de seus alunos com aulas diferenciadas, saindo da rotina fazendo com que as aulas fiquem mais interessantes, agradáveis e prazerosas. Gostaria de ressaltar a importância da tecnologia não só para as escolas e salas de aula, mas com certeza de que a mesma faz parte da nossa vida e devemos nos incluirmos a ela para podermos acompanhar as evoluções que mudam a cada momento.
Esta reflexão surgiu, após lido o texto Educação Humanista Inovadora o qual me proporcionou uma visão mais ampla sobre o educar, incluindo a tecnologia para novos saberes em sala de aula, É bom sabermos que as coisas não permanecem iguais para sempre, porque vivemos em um mundo onde tudo se modifica e se transforma, então cabe a nós como educadores estar atentos e fazer a nossa obrigação de estarmos preparados para atuarmos e oferecer aos educandos o melhor com qualidade para que o aprendizado seja compensador.
Endereço para que se faça a leitura do texto.

http://www.eca.usp.br/moran

2 comentários:

  1. Romilda, indique o endereço do texto que você leu, e ainda seria interessante você explicar como a esta reflexão surgiu.

    ResponderExcluir
  2. Ok professora Cristiane,explicarei. Obrigada.

    ResponderExcluir